Pessoas com mais de 50 anos fazem parte da faixa etária que mais cresce no uso da Internet no Brasil, principalmente procuram ampliar o círculo de relações sociais, mas também querem usufruir serviços que auxiliem em tarefas rotineiras e informações que as mantenham antenadas com o que se passa no mundo.
A rede mundial de computadores evolui em ritmo espantoso aproximando as pessoas das soluções que tornam o dia a dia mais prático e seguro. A possibilidade de realizar operações financeiras, tais como, pagamentos e transferências, evita que os usuários da Internet estejam expostos a se tornarem vítimas de roubo na saída de agências bancárias, entre outras situações de risco, cujo alvo principal são os idosos.
Atenta a esses fatos, a Sistel reformulará o seu Portal, o objetivo é utilizar os mais eficientes recursos disponibilizados pelo avanço da tecnologia para facilitar a vida de Assistidos e Participantes.
O novo Portal proporcionará autonomia no uso das funções e recursos que permitem obter informações e serviços de forma simples e muito rápida, tudo planejado para que as você tenha uma experiência gratificante sem desperdício de tempo.

Sob medida

O novo Portal foi construído com base nas demandas e no perfil do público. O processo de renovação aconteceu num esforço colaborativo entre todas as áreas da Sistel, uma atividade coletiva que contou, ainda, com uma agência especializada em criação digital.
A primeira fase do projeto consistiu em identificar os assuntos que geram o maior volume de consultas pelo Portal, por telefone e nos contatos pessoais. Observou-se que três temas monopolizam 84% da demanda, são eles Plano de Saúde, Empréstimo e Cadastro. Ainda foi possível estimar o volume e conhecer detalhes do perfil das pessoas que não acessam o Portal ou que dependem do auxílio de um parente para fazê-lo.
A busca de referências para promover as melhorias prosseguiu com a realização de um workshop do qual tomaram parte os Colaboradores da Entidade, cada um pôde, firmado em sua experiência, contribuir expressando observações e sugestões.
Nas várias fases da avaliação foram consideradas: a familiaridade do público Sistel com os recursos de automação como, por exemplo, o uso do caixa eletrônico; a habitualidade na utilização de e-mails, sites de busca, compras pela Internet; e o conhecimento sobre aplicativos para celulares. Enfim, o que pudesse servir para delinear a usabilidade ideal.


Conclusões


A pesquisa realizada possibilitou identificar pontos críticos a serem resolvidos pelo novo Portal. Foram consideradas prioritárias as inovações capazes de produzir o maior impacto positivo na vida das pessoas.
Da observação saíram diretrizes que nortearam a construção do novo Portal: tornar o site atrativo para todos, ter uma linguagem e usabilidade simples, oferecer uma experiência pessoal e única para o usuário.
Vamos lá, o que vai mudar?


Faremos apenas alguns destaques, porque você irá apreciar, em breve, todas as novidades ao navegar pelo novo Portal Sistel.
A página inicial da área para uso exclusivo de Assistidos e Participantes é muito objetiva, apresenta resumidamente as informações mais importantes.


Agora, você vai diretamente às informações sobre os valores e datas de seu benefício, aos dados sobre o Boleto do PAMA, visualiza a situação do Pacote Preventivo e simula Empréstimos de maneira muito simples e com menos cliques.
O menu com os itens Plano Assistencial, Seu Benefício, Empréstimos, Autoatendimento, Informações do Plano e o Fale Conosco fica permanentemente disponível o que possibilita abrir uma tela exclusiva para cada assunto.
Observe a imagem ao lado, tudo o que você precisa para interagir com a seção Plano Assistencial foi reunido em uma só página. Para desdobrar algum item bastará um comando, como no caso, por exemplo, de imprimir um boleto ou para enviá-lo por e-mail.


Interatividade


Ao acessar a funcionalidade Busca da Rede Credenciada, uma relação com os hospitais e consultórios médicos mais próximos de sua residência será oferecida, pois agora o sistema fará a busca com o geolocalizador e já indicará alguns conveniados para você, e a partir daí será possível refinar a procura com apoio da nova ferramenta.
Além disso, ainda existem formulários inteligentes que você preencherá na tela do computador, facilitando o preenchimento. A seção de perguntas mais frequentes (FAQ) dispõe de um mecanismo inteligente que facilitará a identificação das respostas desejadas.


Testado e aprovado


Foram convidados usuários e não usuários para realizar um teste com o novo Portal, uma experimentação que permitisse verificar se os objetivos haviam sido alcançados. Os resultados obtidos foram animadores.
Os participantes acharam fácil executar as operações desejadas. A disposição das informações tornou tudo mais intuitivo, inclusive para quem não está acostumado com a Internet.

 

Confira  o que o Portal Sistel tem de novidade para você, clique em "acessar área restrita" e faça seu login!